Total de visualizações de página

domingo, 3 de maio de 2015

Você usa o Twitter?

Se utiliza, deve estar começando a gostar muito do 4square ou não. Me encaixo na segunda opção. O 4square teve como intenção primeira, a ideia de que, a partir da sua utilização, os usuários poderiam "mapear" a cidade, divulgando os lugares interessantes que frequentassem e que julgassem que devessem ser conhecidos por mais pessoas. Intenção boa, porque dessa maneira, podem-se criar roteiros diferentes e off tudo. Lugares ótimos e pouco frequentados podem ser divulgados e virar atração. Pelo 4square você pode descobrir um excelente bolinho de bacalhau que nem sabia que existia, perto da sua casa... Ou, ainda, se aventurar a conhecer um outro bairro de sua cidade - e atravessá-la toda - apenas para provar um arroz de polvo que dizem que é excelente. Mas...
O que tenho visto é uma overdose de pessoas se autopromovendo, anunciando que estão na farmácia tal, no restaurante, no supermercado, na fila do cinema, no aeroporto e... acreditem... em casa! Com o seu amorzinho... E não estou me referindo a mensagens de adolescentes, o que seria bastante natural, estou falando de pessoas adultas e que têm, inclusive, boa reputação na rede. No momento em que discute-se a relevância de conteúdos na rede, a propriedade e a consequência desses conteúdos, me pergunto, por que é que nos perdemos por tão pouco? O que é que falta? Ter o que dizer? Atitude crítica? O que é que não pode deixar de ser feito? Estar na moda? Fazer porque todos fazem? O que é que sobra? Aparecer a qualquer custo? De onde vem essa necessidade de se sentir controlado/a? Ao dizer, passo a passo, por onde você anda, parece que, no mínimo, está com necessidade de que os outros saibam por onde você anda e, consequentemente, te controlem. É isso mesmo? E acabamos perdendo a oportunidade de utilizar de maneira inteligente, com bom senso, um app que pode ser muito interessante, transformando-o em uma bobeira sem tamanho. Para quem recebe, e não gosta, como eu, é insuportável ficar recebendo o tempo todo o status das pessoas dizendo onde elas se encontram. Às vezes, chega a ser constrangedor. Faltou dizer que isso faz parte de um jogo... Ah, bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário