Total de visualizações de página

sábado, 9 de maio de 2015

Geração dos 50 pra cima

Fazemos parte de uma considerável parte da população que, de uma maneira despreparada, está tendo que dar conta de seus pais e mães envelhecidos. Vamos a algumas observações que tenho feito ao longo dos últimos dez anos, cuidando de um pai - que agora está com 90 anos.
1 - envelhecer é uma merda, não tenho a menor dúvida. Só há sabedoria e alegria para os que se conservam saudáveis e produtivos; 2 - acompanhar lentamente a degradação física e mental de uma pessoa que amamos, é extremamente triste e desgastante; 3 - todos os amigos e amigas da minha geração estão lidando com essa situação, porque o desenvolvimento da medicina, dentre outros fatores, está fazendo com que as pessoas tenha uma maior expectativa de vida; 4 - há tempos, havia menos pessoas idosas e mais mulheres que não trabalhavam fora de casa, e que tomavam conta dos velhos, que demoravam menos para morrer; 5 - as pessoas que, atualmente, se encontram nessa faixa, acima de 80 anos, não compreendem irem para uma casa de idosos. Percebem esse ato como abandono da família; 6 - é extremamente caro cuidar de um idoso, seja em casa ou não; 7 - quem convive diariamente com idosos exercita ao máximo a paciência. É como cuidar de uma criança, dizem, é mentira: criança você cuida para a autonomia, idoso você cuida sem perspectiva de avanço; 8 - a maioria dos idosos - pais ou mães de amigos e amigas - têm alzheimer - o que torna tudo muito mais complexo em todos os âmbitos; 9 - meu pai, graças a Deus, só tem o que chamávamos antigamente de esclerosado; 10 - independente de qualquer coisa, ele lê, assiste filmes, dorme pra cacete durante o dia, fica acordado a noite toda (e eu também), e sente um tédio absurdo em relação à própria vida; 11 - pede todos os dias pra morrer porque não vê mais sentido na vida, e eu concordo plenamente com ele. A falta de produtividade acaba com o ser humano; 12 - o fato de depender de andador, de usar fraldas, precisar de alguém para dar banho e vestí-lo, e não conseguir mais engolir alimentos que não sejam pastosos, é puro desencanto. Chora todas as vezes que cuidamos dele e se vê dando trabalho a mim; 13 - seus amigos, irmãos, compadres etc já morreram todos; 14 - cada vez precisamos falar mais sobre a morte, sem medo, sem frescura, mas como algo que acontece a todos e fingimos "que não é com a gente". Encarar a morte como processo natural e não com medo; 15 - peço ao Divino que me leve antes de ficar assim. Caso não seja possível... os filhos e o marido já estão avisados: me coloquem numa casa de repouso; 16 - quem lida com idosos doentes diariamente se vê o tempo todo. É o que nos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário